Ao fornecer infraestrutura como serviço, o PaaS oferece as mesmas vantagens que o IaaS. Seus recursos adicionais – middleware, ferramentas de desenvolvimento e outras ferramentas de negócios – dão ainda mais vantagens:
Reduzir o tempo de programação. As ferramentas de desenvolvimento PaaS podem reduzir o tempo levado para codificar novos aplicativos com componentes de aplicativos pré-codificados inseridos na plataforma, como fluxo de trabalho, serviços de diretório, recursos de segurança, pesquisa etc.
Adicionar funcionalidades de desenvolvimento sem adicionar pessoal. Componentes da Plataforma como Serviço dão à sua equipe de desenvolvimento novas funcionalidades sem precisar adicionar funcionários com as habilidades necessárias.
Desenvolver para diversas plataformas, incluindo a móvel, com mais facilidade. Alguns provedores fornecem opções de desenvolvimento para diversas plataformas, como computadores, dispositivos móveis e navegadores, tornando aplicativos de plataforma cruzada mais rápidos e fáceis de serem desenvolvidos.
Usar ferramentas sofisticadas de forma acessível. Um modelo pago conforme o uso permite que pessoas ou organizações usem software de desenvolvimento sofisticado e ferramentas de análise e business intelligence que não poderiam comprar por completo.
Suporte geográfico distribuído entre equipes de desenvolvimento. Como o ambiente de desenvolvimento é acessado pela Internet, equipes de desenvolvimento podem trabalham em conjunto em problemas mesmo quando os membros da equipe estiverem em locais remotos.
Gerenciar de forma eficiente o ciclo de vida do aplicativo. O PaaS fornece todas as funcionalidades que você precisa para dar suporte ao ciclo de vida completo do aplicativo Web: compilação, teste, implantação, gerenciamento e atualização no mesmo ambiente integrado.