Nos últimos anos, poucas tecnologias se transformaram tanto quanto o Cloud Computing. O avanço da computação em nuvem mudou a forma como as empresas trabalham e utilizam os recursos tecnológicos a seu favor. No artigo de hoje, vamos falar sobre o surgimento, os tipos e o impacto do Cloud Computing no mercado. Boa leitura!
O Cloud Computing já está entre nós!Também conhecida como computação em nuvem, o Cloud Computing é um serviço de computação que possibilita o uso remoto de recursos tecnológicos por meio da internet. Como citamos anteriormente, a tecnologia é uma realidade no Brasil e no mundo e está em constante transformação.
Os serviços de nuvem estão presentes no nosso dia a dia, seja para o uso pessoal, como os serviços de armazenamento e streamings de música e filmes, e o uso corporativo, como como os softwares de armazenamento e gerenciamento de dados e ferramentas de trabalho remoto, por exemplo.
Entre as principais vantagens do Cloud Computing para os negócios, é possível destacar a mobilidade dos recursos de uma empresa, proteção contra ataques cibernéticos, redução de falhas no sistema e economia com infraestrutura física.
A década de 2010 e o avanço da computação em nuvem
A história do Cloud Computing teve início nos anos 1950, nos Estados Unidos, quando surgiu a teoria de compartilhamento e, nos anos 1960, a ideia de um sistema interconectado de computadores em ambientes físicos distintos.
Iniciativas de compartilhamento e virtualização foram as bases para o surgimento da computação em nuvem. Os avanços tecnológicos de 1970 até os anos 2000 permitiram o surgimento do Cloud Computing como o conhecemos. O termo “nuvem”, inclusive, foi mencionado pela primeira vez em 2006, por um funcionário da Google sobre gerenciamento de data centers.
Na década de 2010, a tecnologia ganhou um impulso e as principais empresas do setor, que são o Google, a Amazon e a Microsoft, lançaram seus servidores e investiram pesado nos investimentos em cloud.
Conheça os tipos de Cloud ComputingPara entender melhor como a nuvem funciona, é preciso conhecer os tipos de implementação, que são segmentos em nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida. Conheça a diferença entre eles:
Nuvem públicaConsiderada o tipo mais popular, a nuvem pública é uma opção com excelente custo-benefício para as empresas. Nela, os servidores são fornecidos por terceiros, o usuário fica a cargo de submeter os arquivos na nuvem e os servidores ficam responsáveis pela manutenção.
Nuvem privadaNesse modelo, o armazenamento em nuvem é personalizado, feito para atender as demandas específicas de cada empresa. É o modelo mais utilizado, mas existe um limite de usuários em sua infraestrutura.
Nuvem híbridaA nuvem híbrida une os dois modelos e é considerada uma ótima opção para as grandes empresas. Dessa forma, alguns recursos, como aplicativos e dados, serão administrados pela nuvem pública e outros pela privada.
Como o Cloud Computing impacta na evolução da tecnologia?Agora que você já sabe tudo sobre o surgimento e os tipos de nuvem, precisamos falar sobre como o Cloud Computing revolucionou o setor de tecnologia. Os avanços da computação em nuvem prometem ainda mais implementações e expansão do seu potencial.
A popularização do trabalho remoto fez com que as empresas entendessem de vez a importância do Cloud Computing. Os serviços na nuvem oferecem grande potencial na redução de custos com infraestrutura, na elasticidade dos recursos e escalabilidade do negócio.
Esse é o momento ideal para a sua empresa aproveitar todo o potencial do Cloud Computing e migrar de uma vez por todas para a nuvem.
CloudPoint e as soluções em nuvemA Fairpoint conta com o pacote CloudPoint, um serviço voltado para as ferramentas em nuvem. Nossos especialistas identificam as suas necessidades e indicam as soluções, como a criação de um desktop virtual ou a migração de sistemas legados para a nuvem, por exemplo.
O CloudPoint conta com a ferramenta Backup & Disaster Recovery, que proporciona soluções de backup em nuvem e recuperação de desastres. A solução evita que os dados da sua empresa, colaboradores e clientes sejam perdidos por acidentes, formatações ou falhas no sistema.
Falar em Cloud Computing, é falar em virtualização de recursos, flexibilidade e escalabilidade. Prepare-se para a revolução que a tecnologia integrada pode fazer para a sua empresa! Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.